/ Notícias

Exposição gratuita com obras de Frans Krajcberg é realizada no Museu de Arte Moderna da Bahia em Salvador

Mostra conta com 13 obras do artista e marca a celebração da 21ª Semana Nacional dos Museus

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia), localizado em Salvador, abriu para visitação na quinta-feira (19) a exposição gratuita ''Entreatos II - Frans Krajcberg Novas Aquisições''. A mostra marca a celebração da instituição na 21ª Semana Nacional dos Museus.

·                     CONFIRA: Semana Nacional de Museus é celebrada com programação especial em Salvador

A exposição reúne 13 obras do artista plástico, fotógrafo e ambientalista polonês, naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg. A mostra está localizada na Galeria 3 do MAM Bahia.

Frans recebeu importantes prêmios internacionais, dentre os quais o de melhor escultor do mundo pelo Grande Prêmio de Enku, no Japão, em 2015.

A 21ª Semana tem como tema 'Museus, Sustentabilidade e Bem-estar'. O artista foi um dos primeiros a expressar a sustentabilidade em suas obras, ao tratar das emergências climáticas e das questões ambientais em geral.

Ainda em vida, Frans doou toda a sua obra ao Estado da Bahia. Como medidas de cuidado, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) abriu um Inventário Público para o cadastro e o registro de todo o acervo, além da criação de uma comissão de acompanhamento.

Parte do acervo de Krajcberg está sendo guardado e tratado no Museu do Recôncavo, localizado no distrito de Caboto, município de Candeias, devido ao espaço e maquinário especializado disponíveis no local.

Fonte g1 Bahia.